top of page

 

O Centro de Convivêncial Musical (CECOM), fundado em agosto de 2012, nasceu do desejo de criar em Gardênia Azul, Rio de Janeiro - RJ, um espaço de convivência e desenvolvimento musical para crianças e adolescentes cujas famílias buscavam uma "aulinha" de música num bairro sem opções de lazer e projetos educativos. Foi assim que, a partir de sua longa trajetória como educadora musical no ensino básico e como professora na graduação e pós-graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pesquisadora na área de educação musical, a Dra. Regina Marcia Simão Santos apresentou a uma equipe de especialistas o esboço do projeto CECOM, que foi então tecido a várias mãos. O CECOM desenvolve sistematicamente ações socioeducativas e culturais abrangendo práticas coletivas corais e instrumentais de conjunto, visita a espaços culturais da cidade e intercâmbios culturais, todas elas práticas constitutivas de uma formação musical. Paralelamente e integrada a tais ações, a equipe de serviço social tem estratégias rigorosamente planejadas para dar acompanhamento e encaminhamentos aos alunos e familiares inseridos no Projeto.

 

Desde agosto de 2013 conta com convênio institucional firmado com a UFRJ para fins de estágio de estudantes de graduação. Em dezembro de 2014 passa a integrar o Diretório Grupo de Pesquisas do CNPq, com a linha de pesquisa “Ensinar e Aprender Música”, do grupo “Música e Educação Brasileira”, certificado pela UFRJ, tendo já apresentado trabalhos em congressos científicos latino-americano e nacionais. O grupo de pesquisa ganha a parceria do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte (Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte de Goiás), com a colaboração da pesquisadora Profa. Eliza Rebeca Vazquez, que o representa. Também em 2014 obtém registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e se vincula à OSCIP Associação Prof José Luciano Lopes (ONG Brasil Sadio), instituição promotora que acolhe o projeto CECOM (pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de natureza educacional, cultural, de ação social e meio ambiente).

 

Gratuito, visa atender a faixa etária de 08 a 18 anos de Gardênia e adjacências, independente de processo de seleção por critério de conhecimento musical, nível de escolaridade, situação financeira ou credo, desde que matriculado e frequentando a escola básica. O CECOM tem atendido até o momento um total aproximado de 200 crianças e adolescentes, contando no momento com 52 integrantes e uma fila de espera de mais de 50.

 

Seguem, detalhadamente, as ações socioeducativas do CECOM, desenvolvidas de agosto de 2012 até o presente.

Auto-retrato, desenhos do “Coro Crianças de Gardênia”, 2012

"Nunca achei que ia apresentar num lugar tão especial como esse! Se o meu [...] estivesse aqui ele estaria orgulhoso"  

 

(depoimento de um dos estudantes envolvidos na apresentação no Salão Sensório Neoptólemo- Fórum de Ciência e Cultura- UFRJ, 2015)

bottom of page